Conselho de
Chefes de Estado da ORGANIZAÇÃO
PARA COOPERAÇÃO DE XANGAI
A Organização para Cooperação de Xangai (OCX) é um organismo intergovernamental fundado em Xangai em 2001. Os fundamentos da criação da OCX foram estabelecidos por volta de 1960, quando a União Soviética e a China entraram em negociações para resolver disputas territoriais. Seu predecessor foi o Shanghai Five, sendo criado em 1996 pelos mesmos líderes da OCX (China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão), à exceção de Uzbequistão. Originalmente formada como um fórum de confiança para a desmilitarização das fronteiras e à resolução de incidentes entre os países membros, atualmente, a organização abrange diversas outras áreas, visando um melhor aproveitamento comum das oportunidades e dar respostas cooperativas a desafios e ameaças da região. No PAMPASUL 2017 será simulada a 17º cúpula do Conselho de Chefes de Estado da OCX, sendo o Conselho de Chefes de Estados o órgão supremo na estrutura do comitê e a ultima instância na tomada de decisões. As reuniões ocorrem anualmente e o processo de tomada de decisão deve acontecer por consenso dos Estados-membros. A reunião da OCX irá dispor de 42 delegados divididos em 21 países.
ASEAN+3
A ASEAN+3 é um acordo de cooperação entre os dez países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, juntamente com a China, Coréia do Sul e Japão. Esse surgiu em 1997 e foi institucionalizado em 1999 por meio da Declaração Conjunta sobre a Cooperação na Ásia Oriental, emitida durante a 3° Reunião da ASEAN+3 em Manila. Sua criação foi influenciada pela crise econômica e financeira do continente asiático; desse modo, buscava-se fazer deste um canal de cooperação para aumentar a segurança econômica na região. Entretanto, apesar do forte teor econômico inicial, os líderes membros demonstraram maior determinação no reforço e aprofundamento da cooperação na Ásia Oriental em diversos níveis e áreas ao longo dos anos, dentre elas: energia, transporte, tecnologia. As cúpulas da ASEAN+3 se reúnem anualmente durante a Cúpula da ASEAN e aprovam resoluções por meio de maioria simples. No PAMPASUL 2017 será simulada a 20° Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e Governo da ASEAN+3, e o comitê contará com a participação de 26 delegados que serão distribuídos entre 13 países.
COMISSÃO INTERGOVERNAMENTAL DE DIREITOS HUMANOS DA ASean
A Comissão Intergovernamental de Direitos Humanos da ASEAN (AICHR) é o corpo de Direitos Humanos interno da Associação das Nações do Sudeste Asiático. A AICHR, desde sua inauguração, comprometeu-se a criar planos de trabalho com duração de cinco anos. Durante esses anos, cada um segue um tema principal que guia os debates e a interação com a sociedade civil. Os temas incluem: responsabilidade social, migração, tráfico de pessoas − em especial crianças e mulheres −, crianças-soldado, mulheres e crianças em conflitos e desastres, justiça juvenil, etc. Formado por 10 países, todos membros oficiais da ASEAN − representados pelos seus Ministros das Relações Exteriores ou seus equivalentes, sob um termo de três anos −, o comitê se reúne duas vezes ao ano e o processo de votação consiste na unanimidade dos membros; caso esta não seja alcançada, o procedimento segue para 2/3 dos votos e, caso algum país tenha alguma objeção ou esse sistema de votação também falhe, o assunto deverá ser encaminhado para a Reunião da Cúpula da ASEAN. No PAMPASUL 2017, o comitê da Comissão Intergovernamental de Direitos Humanos da ASEAN contará com a participação de 20 delegados distribuídos em duplas pelos 10 países membros.
IMPRENSA INTERNACIONAL
A necessidade de obter conhecimento, informação e integralizar os países acontece desde os tempos antigos. A mídia, desse modo, surge com o intuito de exercer papel fundamental no estímulo do pensamento social, instigando o diálogo e o debate. Sendo assim, a relação entre jornalistas e políticos causa um grande impacto no funcionamento de uma sociedade. Os políticos agem em nome dos cidadãos; os jornalistas fiscalizam e relatam as decisões dos políticos para os cidadãos. A imprensa internacional do PAMPASUL 2017 estará presente com o objetivo de impulsionar as discussões nos três comitês, sempre com a responsabilidade de transmitir a verdade nas suas informações, driblar os obstáculos e acompanhar de perto todas as discussões. O comitê será composto por 8 participantes, comandados pelo Conselho Editorial.