

Projeto FOCEM
O Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do MERCOSUL (FOCEM) tem como objetivo intensificar o processo de integração entre os países do MERCOSUL, diminuindo as desigualdades regionais e incentivando a coesão social entre os países que integram o bloco. Sendo assim, o Fundo serve para financiar projetos que tenham o intuito de aprimorar a infraestrutura das economias menores e das regiões que apresentam menor grau de desenvolvimento do MERCOSUL (nomeadamente zonas de fronteira), promovendo o desenvolvimento econômico e social.
Como vai ocorrer a atividade:
A dinâmica proposta se dará, inicialmente, com a apresentação de situações hipotéticas aos participantes, que estarão reunidos em grupos de cinco integrantes. Cada grupo receberá uma situação hipotética envolvendo dois países do MERCOSUL. Aos participantes, cabe analisar a situação e elaborar um projeto que vise primordialmente atender as dificuldades e desafios expostos na situação hipotética recebida, assim como atender aos objetivos do Fundo de Convergência Estrutural (FOCEM).
Como estarão organizados os participantes:
Os 25 (vinte e cinco) participantes serão divididos em 5 (cinco) grupos. Cada grupo será composto por representantes de dois países, sendo que 2 (dois) dos participantes representam um país e os outros 3 (três) representam um segundo país. Tendo em vista que a elaboração dos projetos será de âmbito binacional, tais projetos devem atender as necessidades de ambos os países, conciliando os interesses e priorizando a cooperação entre eles, a fim de elaborar um projeto que melhor se adeque a situação proposta e aos requisitos expressos no manual.
Os participantes não terão conhecimento de como se deu a divisão dos grupos até o momento em que se inicia a atividade, portanto não saberão com o representante de qual Estado deverão trabalhar. Isso instigará os participantes a promoverem suas habilidades de negociação, a fim de conciliar os interesses de Estados distintos e elaborar projetos que integrem países que podem ou não ser fronteiriços, criando desafios a serem superados por meio da elaboração de projetos que serão, posteriormente, submetidos a uma banca avaliadora.
Como se dará a elaboração do projeto:
Cada grupo terá que elaborar o seu projeto de acordo com os requisitos expressos no manual fornecido. Eles devem se enquadrar em uma das áreas de programas financiados pelo Fundo, sendo elas:
-
Convergência Estrutural;
-
Desenvolvimento da Competitividade;
-
Coesão Social;
-
Fortalecimento da Estrutura Institucional e do Processo de Integração.
O manual que será fornecido aos participantes explica como se dará a elaboração dos projetos e quais os requisitos eles devem atender.
Processo de avaliação dos projetos.
Cada projeto será submetido a uma banca avaliadora, que analisará primordialmente:
-
Adequação do projeto à situação hipotética apresentada;
-
Coerência com os requisitos expostos no manual;
-
Viabilidade;
-
Conciliação entre os interesses de ambos os Estados que participam do projeto;
-
Adequação aos objetivos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do MERCOSUL (FOCEM).
Obs¹: durante as discussões o delegado poderá optar entre utilizar o português ou o espanhol, caso este seja seu idioma nativo.